Passo a passo: saiba como abrir uma empresa em BH

Tão importante quanto conhecer previamente todas as etapas que envolvem a abertura de um negócio, a escolha de uma ótima localização é fundamental para o sucesso do empreendimento. Nesse sentido, motivos para que você saiba como abrir uma empresa em BH não faltam.

Segundo levantamento mais recente divulgado pelo IBGE, a capital mineira exibe um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,810 e tem uma população atual estimada em mais de 2 milhões e 500 mil pessoas. Além disso, a média salarial gira em torno de 3,6 salários mínimos e o PIB per capita está na casa de 32.245. Soma-se a isso o fato de que Belo Horizonte exibe o 4º maior PIB do Brasil.

Quer saber como abrir uma empresa em BH e usufruir de toda essa infraestrutura socioeconômica? Confira tudo o que você precisa fazer a seguir!

Faça um planejamento

As organizações bem-sucedidas e que são referência em seus nichos de atuação têm muita coisa em comum. Uma delas é a preocupação com todos os detalhes que anteveem a própria existência da empresa. Na prática, muitos empresários estão cientes da importância de elaborar um plano de negócios minucioso, mas não o efetuam porque o processo é trabalhoso e cansativo. Dessa forma, tentam se convencer de que o planejamento não faz tanta falta assim.

Não demora muito para que esse pensamento se mostre totalmente equivocado devido aos inúmeros problemas que surgem pelo caminho. Para inserir qualquer empresa no rumo de um crescimento financeiro sustentável, você precisa ampará-la em uma boa estratégia, que depende de um estudo aprofundado. Tal pesquisa deve levar em conta os aspectos mencionados a seguir.

Setor do mercado

Crie uma lista com os setores mais promissores do momento, como os ramos de alimentação, pet shop, economia compartilhada, fitness, restaurantes e bares. Existem muitas possibilidades, e você deve tomar todo o cuidado na hora de fazer sua aposta em alguma delas. Uma maneira de se precaver é contar com o maior número possível de informações.

Análise de mercado

Definida a área de interesse, é preciso verificar qual é o desempenho dela em Belo Horizonte. Uma dica prática e eficaz é recorrer à famosa SWOT, método que ajuda, em resumo, a revelar as potencialidades e os riscos atrelados a cada tipo de negócio.

Viabilidade da ideia

Mesmo que você queira abrir uma franquia, caracterizada pela existência de uma marca já testada no mercado, o estudo de viabilidade ainda é necessário. Isso porque ainda que um produto ou serviço seja conhecido e tenha conquistado um público específico, resta confirmar como ele se sai em BH. Tem mais: é preciso testá-lo em uma região particular da cidade.

Além disso, talvez o investimento inicial ideal para materializar a empresa seja muito alto. Se esse fator será suficiente para inviabilizar a ideia ou não, tudo depende do quão arriscada a ideia é. Conforme for o caso, vale mais a pena substituí-la por alguma opção igualmente atrativa, mas menos incerta.

Modalidade do estabelecimento

Nos últimos anos, o desempenho do e-commerce demonstrou que as lojas virtuais proporcionam um futuro próspero para seus investidores. Em um ano atípico, como 2020, o crescimento foi de 47% no primeiro semestre. Observe, entretanto, que 2019 já havia registrado um aumento de 12% nas vendas, resultado alinhado às projeções realizadas até 2021. Portanto, considerar a oportunidade de realizar negócios pelo comércio eletrônico também é algo que deve ser contemplado pelo seu plano de negócios.

Escolha o tipo de empresa

Há diferentes maneiras de obter um CNPJ. Aqui, é crucial atentar às peculiaridades atreladas aos formatos jurídicos de empresa disponíveis. Basicamente, as restrições se referem ao faturamento anual da organização, atividade e quadro societário. Com base nesses pontos, você tem à disposição estas alternativas:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • Empresário Individual;
  • Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Aberta);
  • LTDA (Sociedade Empresária Limitada);
  • SS (Sociedade Simples);
  • SA (Sociedade Anônima);
  • Sociedade Limitada Unipessoal;

Defina o regime tributário

O Brasil utiliza uma política tributária complexa, que impõe diversos gastos às empresas. No entanto, você sabia que a má escolha do modelo de tributação do negócio colabora para a ampliação do pagamento de tributos? Isso, por si só, justifica a relevância de contar com um suporte contábil de excelência durante o processo de abertura da organização e definição do regime tributário, que pode ser:

  • Lucro Presumido — nesse caso, a base de cálculo dos impostos será calculada pela presunção do lucro, que apresenta percentuais variados conforme atividade.;
  • Lucro Real — como o nome sugere, não há estimativa, e sim um cálculo que considera os valores advindos de receitas, custos e despesas;
  • Simples Nacional — trata-se de um modelo unificado de tributação, o qual agrupa os impostos ICMS, ISS, IRPJ e IPI, além de certas contribuições, como o COFINS.

Reúna os documentos necessários

A reunião da documentação necessária dos sócios para abrir um negócio em Belo Horizonte contempla apenas:

  • RG;
  • CPF;
  • Registro do IPTU do local da sede da empresa;
  • Certificado digital dos sócios.

Obtenha o alvará de funcionamento

  • Depois de retirar a inscrição estadual da empresa (lembrando que prestadoras de serviços, em geral, não precisam), você também deve providenciar o alvará de funcionamento, liberado após análise prévia da Prefeitura Municipal.

Como abrir uma empresa na região metropolitana de BH

Após seguir todas as etapas descritas anteriormente, você terá seu próprio negócio em Belo Horizonte ou região metropolitana. Porém, o nível de detalhamento da sequência de procedimentos solicitados é considerável. Assim, fica fácil imaginar que qualquer pendência pode se transformar em um obstáculo à inauguração da sua organização.

Para que todo o processo transcorra de modo fluido, tranquilo, seguro e legal, você precisa contar com uma empresa de contabilidade confiável e bem-conceituada no mercado. Afinal, ela será uma grande parceira na gestão do seu negócio.

Com a Macrocont Contabilidade, você tem à disposição a expertise de uma empresa responsável pela abertura de centenas de organizações brasileiras. Nosso time de especialistas contábeis domina todos os aspectos sobre como abrir uma empresa em BH (ou em qualquer área da região metropolitana, do estado ou do país) e estão prontos para oferecer um atendimento alinhado às suas necessidades.

Gostou do que leu? Se sim, que tal continuar bem informado? Aproveite a visita ao blog e saiba, agora, qual o passo a passo para abrir um escritório de advocacia!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrarão em contato com você.

*preenchimento obrigatório

Preeencha o formulário para receber o nosso e-book.