Plano de Negócios para Restaurantes e Bares: Entenda como fazer

plano-de-negocios

É sonho da grande maioria dos profissionais montar seu próprio negócio. Contudo, tirar seus sonhos do papel é um grande passo e deve ser guiado por um plano de negócios.

 

Assim, todo empreendedor que deseja abrir um restaurante ou um bar, deve estar atento a importância de um plano de negócios.

 

Isso porque, é comum que os empreendedores ignorem este passo e acabem empreendendo sem muito planejamento. No entanto, este documento é fundamental para que possa alcançar todo os objetivos esperados. 

 

Leia nosso artigo e entenda como o que é, como funciona e qual a importância da elaboração de um plano de negócios para bares e restaurantes. 

 

O que é um plano de negócios? 

O plano de negócios, ou plano empresarial, é um importante documento que descreve de forma detalhada e analisa a viabilidade de uma empresa. 

 

Desta forma, por meio de sua elaboração, é possível simular os resultados, projetar lucratividade, dentre outros aspectos. 

 

Sendo assim, é ideal que este documento seja elaborado antes da abertura de um negócio. No entanto, ele também pode ser criado posteriormente a abertura de um empreendimento.

 

Dessa forma, ele também auxiliará na criação de novas metas e objetivos, como também na implementação de novos produtos ou serviços.

 

Portanto, com ele em mãos, o empreendedor terá valiosas informações sobre seu negócio e também sobre o mercado de atuação, concorrência e público-alvo.

 

Qual a importância da elaboração de um Plano de Negócios?

 

Dessa forma, o Plano de Negócios vem exercendo um papel de crucial para a realização de uma  gestão empresarial eficiente. Isso porque, ele é capaz de fornecer  uma base e orientar ações estratégicas para que o empreendedor 

 

Desse modo, ele permite documentar ideias, estruturar o processo de expansão, organizar a gestão ainda contribui na melhora da comunicação interna e externa de um estabelecimento alimentício . 

 

Além disso, ele permite alinhar todos os processos operacionais de um restaurante, identificando assim seus pontos fortes e fracos.

 

Leia mais sobre: Estruturação de Negócio: Saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir

 

Passo a passo das Etapas do Plano de Negócio para Restaurantes e Bares 

A elaboração do plano de negócios para Restaurantes e Bares da empresa é similar a de um dossiê.

 

Isso porque, o documento deve conter em seu corpo todos os dados e informações, que fazem referência a estrutura e operação do novo negócio. 

 

Deste modo, existem alguns aspectos, considerados essenciais no planejamento deste documento.  A seguir, iremos explicar melhor que são eles, bem como suas especificidades. 

 

Conheça agora a estrutura de um modelo do Plano de negócios para restaurantes e bares:

 

Crie um sumário executivo

A elaboração do sumário executivo, deve ser a primeira parte de um plano de negócio

Tendo em vista que se trata de uma apresentação geral da estrutura de um empreendimento. Deste modo, deve ser criado um  resumo do documento capaz de guiar o empreendedor.

 

Diante disso, em seu corpo deve constar todos os elementos de organização estrutural, assim como os principais aspectos que compõem um planejamento. 

 

Por este motivo, é recomendado que ele seja escrito apenas quando o plano estiver pronto.

 

Desta forma, devem estar presente no sumário, informações sobre o empreendimento, como a sua missão, localização, segmentos de clientes, dentre outros.

 

Portanto, as principais características que o sumário precisa apresentar são: 

 

  • Clareza e objetividade;
  • Possuir uma linguagem prática e coesa;
  • Demonstrar profissionalismo;
  • Ressaltar as conclusões e diretórios. 

 

Pesquisa de Mercado

Outro elemento principal, no qual todo empreendedor deve se manter atento, é no que diz respeitos a análise de mercado. 

 

Isso porque, a sua realização é extremamente importante, uma vez que, permite identificar e definir qual o perfil do seu público-alvo, qual as suas preferências, poder aquisitivo e etc.  

 

Deste modo, a pesquisa de mercado contribui para que  empresário possa  traçar um panorama amplo de seus principais  concorrentes. Tendo em vista que ela fornece uma ampla base de informações sobre a oposição, contribuindo assim na criação de diferenciais competitivos. 

 

Chegamos agora em um ponto extremamente relevante. É exatamente os pontos de diferenciais competitivos que fazem como que o seu cliente escolha o seu estabelecimento em vez da concorrência.

 

Além disso, outro elemento importante são os fornecedores. Com as informações apuradas em sua pesquisa, é possível encontrar fornecedores que oferecem melhores condições e preços mais baixos. 

 

Portanto, a realização de uma pesquisa e análise de mercado, possibilita orientação de as estratégias para as áreas de marketing, vendas e precificação dos produtos.

 

Mas atenção,  aspectos como a localização e horário de funcionamento, também podem ser influenciados a partir das informações apuradas na pesquisa. 

 

Leia mais sobre: Quer abrir um negócio? Saiba quais são os cuidados necessários

 

Plano de Marketing

 

Componente importante, do plano de negócio, o plano de Marketing,  é responsável pela criação das estratégias de divulgação de um restaurante ou bar. 

 

Assim, neste momento será definido quais serão os canais adotados, bem como as estratégias de atração de clientes. Também é possível analisar quais serão os valores e missão do estabelecimento a serem compartilhados com seus clientes. 

 

Plano Operacional

A elaboração de um plano operacional, permite compreender com descrição como um produto ou serviço poderá ser oferecido ao seu público. 

 

Assim, durante o desenvolvimento desta etapa, questões como a seguir deverão ser estudadas: 

 

  • Quais recursos e materiais serão necessários?
  • Quanto tempo será preciso para colocá-los em práticas?
  • Quantos colaboradores precisará?

 

Deste modo, poderá ser produzido um fluxograma de processos, que podem ser de grande auxílio durante o estudo de viabilidade do plano de negócios. Por certo, ele ajudará o empreendedor a mapear e otimizar todos os seus processos. 

 

Plano Financeiro

O nosso penúltimo passo, ensinado aos nossos leitores,  é o plano financeiro. Pois, é ele quem apontará qual será o resultado final, podendo assim projetar a sua lucratividade. 

 

Diante disso,  é possível que o empresário compreenda como será feito todo investimento  para abrir um empreendimento. Logo, como é possível  tirar o projeto de negócio do papel.

 

Por este motivo, todos os investimentos e custos pós-operacionais devem ser analisados e projetados em um plano de negócio. 

 

Análise de cenários e avaliação plano

Por último , em um  plano de negócios finalizado, também é preciso fazer as últimas análises,  antes que ele possa ser colocado em prática. 

 

Deste modo, entra em ação, a execução de análise de possíveis cenários, positivos ou não e a avaliação do planejamento do seu negócio.

 

Agora que o leitor já sabe o que é bem como a importância de criar um plano de negócios para restaurante e bares , se sente pronto para empreender? Possui dúvidas?

Acesse nosso site e conheça como nós da Macrocont Contabilidade e Gestão Empresarial, podemos ajudar a sua empresa.

 

Para ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de conferir as nossas redes sociais e o nosso blog.

 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrarão em contato com você.

*preenchimento obrigatório

Preeencha o formulário para receber o nosso e-book.