Como escolher a melhor contabilidade?

Descubra como escolher o melhor escritório de contabilidade para a sua empresa.

Um dos principais passos que devem ser seguidos por quem deseja iniciar um empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é garantir e construir uma relação de confiança com um escritório de contabilidade.

Além de ser o primeiro consultor do empreendedor, o escritório contábil será responsável pelas resoluções e acompanhamentos de todas as questões burocráticas da empresa, da elaboração dos contratos e dos cálculos das obrigações trabalhistas e melhorias nos sistemas de gestão da empresa.

Deste modo, o escritório terá grande impacto no crescimento dos negócios. Percebeu a importância de contratar um bom escritório de contabilidade?

Pensando nisso, selecionamos os para nossos leitores cinco dicas essenciais para a escolha de um bom escritório contábil. Confira a seguir todas as informações e garanta o sucesso da sua empresa!

 

1. Considere indicações alheias

Assim como nos demais segmentos de negócios, a indicação é uma das melhores maneiras de contratar um bom serviço.

No caso dos escritórios de contabilidade, uma boa opção é realizar pesquisas pela internet.

Após encontrar o escritório desejado, solicite à empresa uma lista de clientes para que sejam obtidas referências profissionais antes de formalizar o contrato de prestação de serviços.

Deste modo, o escritório de contabilidade não precisa estar localizado na mesma região da empresa, e sim prestar um serviço com suporte adequado e de boa qualidade.

Ressaltamos que a escolha deve levar em consideração o profissionalismo do escritório e não somente as relações de amizade.

Aprenda mais lendo: Estruturação de Negócio: Saiba como escolher o tipo de empresa que vai abrir

 

2. Confirme a situação cadastral do escritório em órgãos específicos

Agora que o leitor já compreende melhor o assunto e já sabe como encontrar um escritório contábil, é imprescindível checar a inscrição dos profissionais – e do próprio escritório – nos órgãos específicos.

Deste modo, faça uma pesquisa ao Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), para saber se o escritório é um afiliado e também o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), para confirmar o registro dos responsáveis técnicos do escritório, bem como a regularidade de tais inscrições.

 

3. Analise os modelos de relatórios que serão enviados à empresa

Deverá ser serviço de um escritório de contabilidade enviar – mensalmente – relatórios com informações como cobrança de tributos e folha de pagamento dos funcionários.

Sendo assim, é interessante conhecer os modelos destes relatórios e se os mesmos satisfarão a organização da empresa.

Caso encontre divergências ou falta de informação nestes relatórios, discuta com o contador a possibilidade de adaptação.

Confira mais: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?

 

4. Entenda como serão pagos os honorários e impostos da contabilidade

Ao contrário do que muitos empresários pensam, o escritório contábil não é responsável pelo pagamento de contas e tributos.

Apesar de, em muitos casos, conseguirem reduzir impostos empresariais, o pagamento dos títulos ficam à cargo da empresa.

Deste modo, o escritório de contabilidade fica responsável apenas por organizar tais vencimentos e encaminhá-los, nas respectivas datas, à empresa.

Quanto aos honorários, não existe um valor fixo a ser cobrado pelos escritórios. A fim de comparação, é possível fazer um orçamento em vários escritórios, analisando o custo-benefício de cada um.

Mas atenção! Desconfie de preços praticados abaixo da média de mercado.

 

5. Analise o sistema de comunicação oferecido pelo escritório de contabilidade

É preciso buscar por serviços de qualidade, resoluções rápidas e relevantes a seus clientes. 

Por isso, manter canais de contatos ágeis e sempre ativos é um diferencial que deve ser levado em conta.

Questione se o escritório possui telefones ativos, e-mail, site ou outro meio de comunicação viável para ambos e analise o tempo de resposta aos questionamentos.

Para finalizar, é preciso ter confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade.

Lembre-se de que, nesta relação, serão discutidas informações confidenciais e, por isso, sentir-se confortável é imprescindível!

Precisa de ajuda com a contabilidade de sua empresa? Entre em contato com nossos consultores e receba todo o auxílio que necessita. 

Para ter acesso a mais artigos como este acompanhe nosso blog.  Aproveite para ler: Contabilidade como parceira na gestão de negócios.

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e compartilhar as nossas publicações.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrarão em contato com você.

*preenchimento obrigatório

Preeencha o formulário para receber o nosso e-book.