Consultoria trabalhista: qual a importância e por que contratar?

A consultoria trabalhista é de vital importância para o empreendedor que deseja manter-se seguro e dentro da legislação. A burocracia que envolve o mercado de trabalho existe para garantir a segurança e as condições de trabalho do funcionário, e, por isso, eventualmente podem surgir mudanças ou até mesmo itens que podem fugir do “radar” daqueles empresários que estão focados em outras áreas do seu negócio.

Note que, além da legislação e suas eventuais mudanças ao longo do tempo, também existe a imposição da conformidade com os impostos e todos os demais tributos que envolvem a contratação de um colaborador. Ao cometer alguma infração, a companhia pode sofrer inúmeras sanções no âmbito legal e fiscal e, por conta disso, contar com uma consultoria pode se tornar inevitável e muito custoso ao longo do tempo.

Nesta postagem, nós falaremos mais sobre esse importante tópico e explicaremos as principais diferenças entre a consultoria trabalhista preventiva e reativa, tudo isso para que você mantenha sua companhia dentro dos conformes. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

A diferença entre consultoria trabalhista preventiva e reativa

Toda empresa eventualmente pode precisar de uma consultoria trabalhista para conseguir solucionar alguma questão que envolva os direitos trabalhistas. As particularidades na legislação sobre esse tema costumam mudar de tempos em tempos e, em algumas ocasiões, podem haver erros ou equívocos por parte do contratante.

Em qualquer que seja o caso, ter ajuda especializada é a única maneira de se certificar sobre a conformidade dessas questões. Entretanto, existem duas formas de contar com esse auxílio, a forma preventiva e a reativa. Veja mais sobre cada uma delas logo abaixo.

Consultoria trabalhista preventiva

A consultoria trabalhista preventiva tem como objetivo prevenir que alguma infração seja cometida. Nessa “modalidade”, a consultoria atua de maneira ativa, orientando e garantindo que todas as questões contratuais e todos os tributos estejam pagos de acordo com a legislação vigente.

Essa consultoria pode auxiliar nos processos de contratação e demissão de funcionários, na análise da folha de pagamentos, na formalização de contratos (de diversas naturezas diferentes) e inúmeras outras particularidades que estejam dentro do universo da CLT.

Note que essa equipe pode conter advogados e contadores. Tudo depende das necessidades individuais da empresa que requer o serviço e precisa ter total controle sobre essas particularidades do seu negócio.

Consultoria trabalhista reativa

A consultoria trabalhista reativa acontece quando uma companhia busca por esse suporte jurídico somente após sofrer com algum processo trabalhista. O diferencial é que nessa fase, muito provavelmente a empresa já cometeu algum equívoco durante a contratação ou manutenção de um funcionário e, portanto, deve regularizar sua situação de forma tardia para conseguir manter seu funcionamento de maneira adequada.

O problema dessa abordagem é que os equívocos causados pelo RH (ou qualquer outro departamento responsável por o controle dessas questões) podem se tornar bem custosas, além de serem um possível dano para imagem e reputação da empresa.

Quando esse tipo de circunstância acontece, o ideal é procurar resolver todos os itens de maneira plena e, se possível, fazer uma análise completa do quadro de funcionários para evitar que os erros se repitam ao longo do tempo.

As vantagens da consultoria trabalhista preventiva

A consultoria trabalhista preventiva tem enorme valor para o empresário, muito por conta do aumento de segurança operacional que esse tipo de medida gera para a companhia que está em busca de resultado. Abaixo, você verá algumas das maiores vantagens em contar com esse tipo de auxílio.

Redução dos custos

Um processo trabalhista, além de demorado, pode custar muito caro. Além do custo da infração, ainda existem as devidas correções previstas por lei e possíveis adicionais que podem ser requeridos ao longo do tempo do trâmite de uma determinada ação.

Portanto, reagir a esse tipo de circunstância pode ter grande risco para o lado financeiro da sua empresa. Se mais funcionários estiverem nessa circunstância, o problema pode se agravar ainda mais e ainda pode afetar a vida pessoal dos principais sócios da pessoa jurídica.

Contando com uma consultoria preventiva, o empresário fica livre desses problemas e pode manter sua cabeça focada no trabalho e nos seus objetivos e metas ao longo do ano, sem ter que se preocupar com essas surpresas desastrosas.

Maior segurança jurídica

A segurança jurídica é outro benefício encontrado com esse tipo de consultoria. Ao ter um acompanhamento mais aprofundado de uma equipe especializada, a companhia pode manter-se segura para continuar atuando de maneira livre desde que esteja dentro dos conformes da lei.

Isso significa que a contratação de novos colaboradores, o pagamento de todos os impostos e todas as demais particularidades operacionais que envolvam as condições de trabalho estão de acordo com o que a legislação manda.

Essa segurança pode parecer pequena, mas tem grande impacto no andamento das questões executivas de uma empresa. Portanto, esse ponto vale sua atenção.

Aperfeiçoamento da estrutura organizacional

Por fim, uma consultoria trabalhista preventiva pode ajudar a aperfeiçoar toda a estrutura organizacional da sua empresa. Fazendo com que seu setor de recursos humanos esteja preparado para as mais diversas situações que podem acontecer ao longo do tempo.

Note que esse benefício implica também em outras áreas da sua companhia, podendo fazer com que seu ambiente de trabalho, cultura empresarial e uma série de outros pormenores sejam melhorados de maneira contínua. Essas medidas não só auxiliam o lado jurídico, como também pode transformar por completo seus resultados.

Se você se convenceu dos benefícios de uma consultoria trabalhista preventiva, nós da Macrocont podemos ajudá-lo. Auxiliamos você em todo o processo de abertura da sua empresa e também contamos com uma equipe especializada para manter sua organização dentro de todas as particularidades da legislação vigente. Temos ampla experiência e também podemos orientá-lo sobre todas as questões fiscais e contábeis que envolvem tanto a contratação dos seus funcionários quanto a própria atividade desenvolvida no seu negócio.

Gostaria de saber mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco! Estamos prontos para atender você e será um prazer solucionar todas as suas dúvidas sobre sua nova empreitada!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrarão em contato com você.

*preenchimento obrigatório

Preeencha o formulário para receber o nosso e-book.

Baixe o e-book clicando no botão abaixo.