Quer abrir um negócio? Saiba quais são os cuidados necessários

abrir-um-negocio

Sabemos que abrir um negócio por diversos motivos não é uma tarefa simples, fazendo que com que novos empreendedores tenham pesadelos durante o processo.

Desse modo, com objetivo de ajudar nossos leitores que ainda estão passando por isso e não sabem direito o que deve ser feito, preparamos um guia com todos os cuidados necessários a ser tomado por quem deseja empreender.

Quer abrir um negócio? Leia antes o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Cuidados necessários ao registrar uma empresa

A formalização de uma empresa é o primeiro passo do qual um empresário precisa se ater antes de dar início às suas atividades.

Sendo assim, é preciso cumprir etapas como: inscrições, emissões de licenças e alvarás. Deste modo, mesmo após a obtenção de um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

De todo modo, é preciso ficar atento durante o preenchimento de formulários e documentos. Isso porque informações incorretas podem atrasar e até mesmo inviabilizar a abertura de um negócio.

Pensando em como ajudar os nossos leitores, preparamos um guia repleto de dicas e cuidados que um empreendedor precisa ter.

Encontre um contador

Todo empreendedor precisa do apoio de um contador tanto para abrir um negócio como para manter suas operações saudáveis.

Isso porque este profissional poderá orientar sobre os aspectos legislativos e fiscais, no qual é preciso bastante atenção por parte de um empresário.

Além disso, ele é um forte aliado na hora de fazer controle das finanças e da gestão empresarial.

Aproveite para aprender um pouco mais, lendo: Contabilidade como parceira na gestão de negócios

Contrato Social

A elaboração do contrato social, é uma importante etapa, na qual será definido como cada sócio terá participações de capital, como também é capaz de definir quais serão as atividades de cada empresa.

Durante sua criação, será estipulado um modelo tributário, podendo ele ser: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Após o cumprimento deste passo, o empreendedor terá que verificar se o nome desejado para o seu empreendimento não está sendo utilizado por outra empresa.

Leia também: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?

Registro na junta comercial

 O primeiro registro que deve ser feito por quem deseja abrir um negócio é o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Alvará de localização e funcionamento

O alvará de localização e funcionamento é o principal documento de emissão municipal, que permite o funcionamento de uma empresa em determinado local.

Sendo assim, para sua emissão, é preciso comprovar na prefeitura da cidade sede da empresa que o negócio possui todas as condicionais legais e fiscais de dar início a sua atividade no mercado.

Inscrição estadual

Atualmente, grande maioria dos estados possuem convênio com receita federal, o que permite realizar a inscrição estadual por meio de um cadastro único, feito pela internet.

Dessa forma, é preciso ficar atento à elaboração deste documento, uma vez que ele possui caráter obrigatório para as empresas que prestam serviços de comunicação, energia, comércio, indústria e serviços de transporte (intermunicipal e interestadual).

Dicas de como abrir um negócio de forma segura

Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, devido à falta de planejamento, muitos profissionais acabam tendo problemas. O que faz com que o sonho de empreender acabe se tornando um pesadelo.

Como prova disso, os números de fechamento de empresas de forma prematuras são altos. Porém, eles poderiam ser bem menores se os profissionais tomassem mais cuidado ao empreender.

Neste sentido, criamos uma lista como os principais pontos que todo empresário precisa ter atenção antes de abrir um negócio. Acompanhe:

  • Estude a viabilidade do negócio;
  • Estipule um capital inicial;
  • Estude os custos de um negócio;
  • Separe as finanças pessoais das empresariais.

Agora que o leitor já conhece todos os cuidados essenciais para abrir um negócio, se sente pronto para empreender? Possui dúvidas?

Acesse nosso site e conheça como nós da Macrocont Contabilidade e Gestão Empresarial, podemos ajudar a sua empresa.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de conferir as nossas redes sociais e o nosso blog.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Preencha o formulário e um dos nossos especialistas entrarão em contato com você.

*preenchimento obrigatório

Preeencha o formulário para receber o nosso e-book.

Baixe o e-book clicando no botão abaixo.