Entenda como funciona uma consultoria em departamento pessoal

As empresas estão cada vez mais focadas em manter o seu negócio competitivo no mercado. Diante disso, a contratação de uma consultoria de departamento pessoal pode trazer diversas vantagens, desde a otimização dos recursos da empresa, até uma melhor qualidade da gestão de pessoas.

No entanto, para usufruir de todos os benefícios de uma consultoria especializada, é preciso estar atento ao que os fornecedores desse serviço oferecem, à reputação deles no mercado e a uma série de outros cuidados.

Afinal de contas, uma mão de obra terceirizada trará impactos para a empresa, e é dever do gestor empresarial zelar para que eles sejam positivos, aproveitando ao máximo a expertise dos profissionais contratados.

Quer saber como funciona uma consultoria de departamento pessoal e quais as vantagens desse serviço para a sua empresa? Então, prossiga com a leitura!

O que é uma consultoria de departamento pessoal?

Trata-se da contratação de profissionais ou empresas especializadas para atuar de forma estratégica dentro de uma organização. A consultoria também atua junto ao compliance empresarial, que visa garantir a segurança de dados e a correta administração dessas informações envolvendo empresas e colaboradores. O time de consultoria vai atuar em três frentes de trabalho. Saiba quais são elas a seguir!

Preparação do diagnóstico

A preparação do diagnóstico é o primeiro passo para buscar identificar as causas que impedem a organização de alcançar os resultados pretendidos. Nesse sentido, é realizado antecipadamente uma análise do cumprimento das obrigações trabalhistas e aplicação da legislação vigente. O objetivo é buscar a conformidade nas questões relacionadas às leis em vigor.

Definição do objetivo

Após o diagnóstico, é feito um relatório com a proposta de soluções. Caso as sugestões de intervenção sejam aceitas pelos gestores, elas devem ser implantadas e acompanhadas, a fim de verificar se os resultados gerados foram os esperados.

Para tanto, é fundamental definir objetivos que nortearão um planejamento estratégico capaz de levar aos resultados esperados. Nesse sentido, é preciso prever como esses objetivos devem influenciar a produtividade e analisar se isso impactará de alguma forma a cultura organizacional já implementada na organização.

Planejamento estratégico ou plano de ação

Com os objetivos definidos e os possíveis impactos mapeados, é hora de colocar todos os detalhes das ações em uma planilha, na qual conste cada etapa de execução, seus prazos e qual gestor ficará responsável por qual atividade. Além disso, no planejamento devem constar os recursos materiais e humanos necessários para colocar em prática o plano de ação.

Implantação

A implantação é o processo mais longo de uma consultoria de departamento pessoal e deve contar com o apoio dos gestores das áreas. É nesse instante que as ações são operacionalizadas e devem ser acompanhadas de perto pelos responsáveis. Ajustes podem ser necessários, a fim de garantir o andamento das ações propostas.

Quando contratar uma consultoria?

A contratação de uma consultoria de departamento pessoal acontece quando a organização precisa ajustar processos para alinhá-los às exigências legais. Além disso, ela é recomendada quando os esforços internos para a resolução de questões, não forem suficientes para alcançar os resultados desejados, aliando interesses de colaboradores e empresa.

Quais são as vantagens de contratar uma consultoria de departamento pessoal?

Além de contar com profissionais altamente capacitados para lidar com as questões envolvendo o departamento pessoal da empresa, uma série de outras vantagens podem ser observadas na contratação de uma consultoria de departamento pessoal. Elencamos para você a seguir. Acompanhe!

Redução nos custos

A consultoria é capaz de identificar problemas em processos, como no caso da folha de pagamento, registro de ponto e concessão de benefícios. Com isso, os processos podem ser ajustados, gerando uma importante economia para a empresa.

Otimização do tempo

Quando a empresa contrata uma consultoria especializada, ela tem à disposição todo o conhecimento para organizar e agilizar processos dentro da instituição. Isso otimiza a mão de obra interna, que pode se dedicar à atividade-fim do negócio, elevando a produtividade.

Cumprimento das obrigações trabalhistas

Folha de pagamento, registro de ponto, horas extras e outras questões são executadas com rigor na consultoria de departamento pessoal. Isso acontece com o ajuste de processos internos relacionados à legislação, com a adoção de sistemas de gestão e outros recursos que melhoram as atividades na empresa, garantindo o cumprimento das normas trabalhistas vigentes e transparência na relação entre empresa e colaboradores.

Segurança Jurídica

Com processos alinhados no departamento pessoal, a empresa tem a tranquilidade de estar em conformidade com a legislação trabalhista atual, evitando ou minimizando pendências trabalhistas.

Redução de erros

Uma consultoria de departamento pessoal também funciona como uma auditoria. Ela analisa todos os processos e pode encontrar erros ou antecipar demandas. Assim, é possível diminuir erros que, inclusive, podem gerar custos desnecessários para a empresa.

Portanto, uma consultoria de departamento pessoal é uma excelente estratégia para a companhia ganhar competitividade, pois a prestação do serviços é realizada por profissionais altamente capacitados, com formação técnica na área.

Quais são os cuidados ao contratar uma consultoria em departamento pessoal?

Existem alguns cuidados básicos na hora de contratar uma consultoria de departamento pessoal. Afinal, a empresa ou os profissionais contratados terão acesso a informações estratégicas da sua corporação. Veja, abaixo, quais fatores analisar no momento da contratação!

Análise do tempo de mercado

É importante verificar a reputação dos profissionais ou da empresa contratada. Para isso, consulte os clientes da consultoria, pesquise na internet e faça reuniões para validar o conhecimento dela.

Carteira de clientes

Contratar uma consultoria de departamento pessoal que atua no seu segmento de negócio otimiza todo o processo. Sendo assim, verifique quais são os clientes que a consultoria atende e se eles têm afinidade com a área de atuação da sua empresa.

Credibilidade

A credibilidade da consultoria também deve ser analisada. Isso porque ela fará intervenções em seu negócio (processos, pessoas, custos). Logo, deixar sua empresa em mãos de amadores, não é uma boa alternativa, concorda?

Como vimos ao longo deste conteúdo, uma consultoria de departamento pessoal pode ajudar a sua empresa a identificar gargalos, otimizar recursos e aumentar a eficiência, contribuindo para uma maior produtividade e margem de lucros. Portanto, vale o investimento.

Gostou do que leu? Se está precisando de uma consultoria e deseja conhecer as nossas soluções, entre em contato agora mesmo!

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