Como reduzir o pagamento de impostos?

Todas as empresas almejam reduzir a carga tributária. Mas é preciso fazer isso com cautela, ou seja, observando sempre a legislação tributária vigente em nosso país. Para muitos empreendedores, o governo é visto como um “vilão” que leva os lucros da empresa com impostos pesados e, para contornar essa realidade, alguns deles recorrem a expedientes perigosos, o que representa sonegação fiscal.

As práticas legais para reduzir o pagamento de impostos constituem o que chamamos de “elisão fiscal”. Neste post, vamos analisar algumas dessas práticas. Continue a leitura e confira!

Como reduzir os pagamentos de impostos de forma legal?

O Brasil tem uma legislação tributária extensa e complexa, conforme cita Ana Paula Cardoso da Silva, sócia-diretora da Macrocont Contabilidade. São muitos regimes tributários e dispositivos legais novos a cada dia, o que contribui para deixar os gestores mais confusos.

Por isso, a assessoria contábil e jurídica é um suporte fundamental para manter as finanças em dia — especialmente a tributação — e obter redução de impostos e contribuições.

Na sequência, vamos analisar as seguintes práticas para reduzir os pagamentos de impostos de forma legal:

  • planejamento tributário;
  • organização contábil;
  • análise dos incentivos fiscais;
  • holdings.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário contribui para que a empresa seja enquadrada no regime mais adequado, o que gera mais economia e segurança para os negócios.

O planejamento tributário consiste em um estudo sobre as possibilidades reduzir o custo tributário das operações empresariais. Desse modo, é necessário considerar as atividades que a empresa desenvolve e em qual regime tributário a incidência de impostos seria menos onerosa, conforme essas mesmas atividades.

No Brasil, existem os seguintes regimes de tributação:

  • Simples Nacional: regime que unifica a arrecadação dos impostos federais para as micro e pequenas empresas, pois permite que os principais impostos sejam pagos através de uma única guia (DAS);
  • Lucro Real: a tributação do IRPJ e CSLL incide sobre o lucro real apurado que a empresa teve durante o período (instituições financeiras, empresas cujo faturamento ultrapassa R$ 78 milhões e outras são obrigadas a adotar esse regime);
  • Lucro Presumido: nesse caso, a tributação do IRPJ e CSLL incide sobre um lucro presumido, definido previamente pela Receita Federal (costuma ser um regime vantajoso para empresas que prestam serviços).

É importante contar com um planejamento tributário constante, realizado de maneira sincronizada pelos departamentos pessoal, jurídico, contábil, fiscal e societário. Tudo precisa ser realizado de modo constante e organizado, com detalhado acompanhamento da realidade corporativa, com setores atualizados e sincronizados.

Como funciona a gestão contábil?

De acordo com Ana Paula, uma boa gestão contábil contribui para reduzir os pagamentos de impostos na medida em, com ela, a empresa alcança:

  • Profundo conhecimento das operações financeiras;
  • Possui de forma detalhada os custos das suas operações;
  • Conhece o resultado obtido através da sua atividade operacional
  • monitoramento das datas de vencimento dos impostos;
  • estudo sobre todos os impostos que incidem sobre as atividades da empresa;
  • Entre inúmeras outras vantagens;

Essas ações evitam que a empresa pague mais impostos do que deve em sua rotina de trabalho. O sistema de gestão contábil deve se alinhar às necessidades, ao porte e às atividades da empresa, pois assim o gestor sempre terá informações confiáveis para tomar as melhores decisões.

A gestão contábil integrada e ágil funciona como uma ferramenta estratégica de consulta, que busca sempre o cenário econômico e tributário mais adequado para as empresas.

O que são os incentivos fiscais?

Os incentivos fiscais são benefícios oferecidos por políticas públicas que contribuem para o crescimento do mercado e também ajudam a reduzir os pagamentos de impostos.

Alguns incentivos que alcançam certos setores empresariais são:

Para usufruir alguns desses benefícios, a assessoria precisa fazer uma análise de incentivos fiscais e verificar quais estão disponíveis para a empresa.

Porque ter uma holding?

Quando se pensa em constituir uma holding, antes de tudo, é necessário compreender as necessidades dos sócios e as possibilidades de como a organização pode ser constituída, fazendo uma projeção das operações que poderão ser feitas futuramente.

Na prática, devemos analisar os tipos de investimentos que a pessoa jurídica e pessoas envolvidas precisam e desejam fazer para definir corretamente as atividades que ela desempenhará e qual proteção de fato trará a aquele grupo.

Há diferentes tipos de sociedades que uma holding pode constituir. As principais são:

  • holding pura;
  • holding mista;
  • holding patrimonial;

A holding pode ser aberta como Sociedade Limitada (Ltda), Sociedade Anônima (S/A). Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Unipessoal Limitada.

Uma das vantagens mais relevantes das holdings é a possibilidade de reduzir os pagamentos de impostos, isto precisa ser analisado junto ao planejamento tributário. Em uma holding imobiliária, por exemplo, a carga tributária pode diminuir em mais da metade do total que incidiria sobre as atividades realizadas por pessoas físicas. Além disso, é possível conseguir alguma blindagem patrimonial. Tudo isto, precisa ter uma análise quanto a legalidade de cada ação.

Encontrar formas legais de reduzir os pagamentos de impostos é fundamental para que a empresa se mantenha mais competitiva. A assessoria contábil ajuda a evitar os riscos de recursos financeiros desperdiçados com pagamentos indevidos e até enquadramentos tributários menos benéficos, como explica Ana Paula.

Está precisando reduzir a carga tributária de forma legal, evitando riscos e desperdícios de recursos? Não perca mais tempo: entre em contato agora mesmo com a Macrocont Contabilidade e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Macrocont

Mensagem enviada com sucesso.